A falta de reconhecimento é uma das causas da desmotivação nas empresas. A meritocracia é uma metodologia presente em muitas organizações. No entanto, na prática o que percebemos são vários problemas na implantação deste tipo de cultura de reconhecimento. Aliás, a meritocracia nas empresas é um tema bastante discutido, principalmente na área de gestão de pessoas. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
O objetivo da meritocracia nas empresas é valorizar, bonificar e promover os colaboradores que têm os melhores desempenhos e resultados dentro da empresa. Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional.
A política de meritocracia nas empresas é um método que aplica a ideia de que todos estão em uma mesma posição inicial e concorrem igualmente entre si. Com isso, qualquer promoção ou bonificação é concedida perante uma avaliação de merecimento do funcionário. Ou seja, quanto mais alto o cargo mais o indivíduo se esforçou para estar ali.
A cultura é muito utilizada em empresas competitivas de grande e médio porte, que valorizam os profissionais por meio de bonificações, aumento salarial ou oferta de cargos mais elevados. Além disso, funciona como uma forma de motivar os colaboradores a buscarem por melhores resultados e por desenvolvimento profissional.
Apesar de ser bastante popular, a meritocracia nas empresas não é tão simples de se colocar em prática. Reconhecer cada profissional pela dedicação e cumprimento de metas pode parecer simples, mas é uma tarefa bastante desafiadora para os gestores. Com isso, é fundamental que a organização implemente um sistema de gestão de desempenho que seja eficiente para acompanhar os resultados obtidos pelos colaboradores.
Nem sempre os critérios de mérito são iguais para várias organizações. Para implantar a meritocracia nas empresas, é necessário estabelecer regras claras para que todos entendam como funciona e o que fazer para alcançá-la. Além de um ótimo sistema de gestão!
Faça uma comunicação assertiva e explique exatamente o que a organização espera do profissional e seja transparente quanto aos métodos de avaliação, evitando qualquer desconfiança ou dúvidas dos colaboradores.
Esse é um critério super simples, mas que precisa ter atenção. As metas precisam ser estabelecidas de acordo com o desenvolvimento do negócio e como são as possibilidades de crescimento.
Aliás, para cumprir o principal objetivo da meritocracia nas empresas, que é motivar a equipe, é importante que as metas sejam reais, alcançáveis e que acrescentem valor ao trabalho, sem sobrecarregar o colaborador.
Alinhe com os gestores e diretor da empresa quais as possibilidades de vantagens e benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores. Para isso, é necessário estudar bem a situação da empresa e qual será o cenário caso as metas sejam alcançadas.
Além de comissões a empresa pode oferecer prêmios de destaque para funcionário do mês e outros planos de premiação que podem variar de acordo com o segmento em que a empresa atua.
Assim como as metas para a meritocracia na empresa devem ser claras, as métricas de avaliação também. Para isso, você precisa definir quais serão os indicadores de desempenho quantitativos, ou seja, que apresentem de forma numérica o desempenho do colaborador. Métricas qualitativas também podem fazer parte da avaliação.
A avaliação de desempenho pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a avaliar quem são os mais talentosos, os mais produtivos, os pontuais e os que cumprem melhor suas responsabilidades.
Para garantir mais assertividade em sua avaliação de desempenho, você deve usar a mensuração de resultados para reunir a maior quantidade de dados que puder, tornando sua empresa mais competitiva. Prazos cumpridos, metas alcançadas, ideias sugeridas e implementadas, etc., também podem ser acompanhados por sistemas de gestão.
O sistema de meritocracia nas empresas estimula o desenvolvimento e a performance individual do colaborador, por isso, é importante criar estratégias para estimular a coletividade. Para criar a aproximação da equipe, procure dar destaque às atuações coletivas e suas respectivas recompensas. Mantenha o plano alinhado às políticas, cultura, valores e visões da empresa e esteja atento para promover também a coletividade.
Existem muitos benefícios em aplicar uma cultura de meritocracia nas empresas, como filtrar talentos, aumento na produtividade, engajamentos dos colaboradores, entre outros. No entanto, essas vantagens vão muito além dos resultados para a área de recursos humanos, elas trazem muitos benefícios para a estratégia do negócio, afinal, contribuem para o crescimento da organização.
O sistema de meritocracia nas empresas pode ter planos de cargos como benefício. Aliás, a possibilidade de crescer dentro da organização é uma das principais aspirações da maioria das pessoas que trabalham como CLT. O método promove colaboradores que apresentam bom desempenho e alta performance, independente de seu tempo de empresa ou escolaridade.
No entanto, esse critério deve ser muito bem alinhado entre gestores para que os cargos disponíveis sejam analisados, respeitando a hierarquia, suas competências e quais metas o indivíduo deve alcançar para conseguir este tipo de reconhecimento.
O aumento de salário também pode ser uma das bonificações de quem se destaca dentro da equipe. Aliás, nem sempre é possível bonificar os colaboradores de alta performance com cargos mais altos, por melhor que sejam seus desempenhos. Por isso, para valorizar os funcionários que apresentam ótimos resultados e atingem as metas estipuladas, uma boa bonificação por meio da meritocracia nas empresas é estabelecer planos de salários.
Neste caso, o deslocamento de cargo ocorre de forma horizontal, promovendo de uma vaga júnior para pleno, ou de pleno para sênior e assim por diante. Ou seja, as responsabilidades e funções não são alteradas, mas servem de estímulo para reter o profissional na empresa, reconhecendo seu esforço diretamente no salário.
Outro sistema de recompensas que pode ser implementado na meritocracia das empresas é a remuneração variável. Este tipo de benefício está ligado diretamente à produtividade do colaborador. Por exemplo, as comissões fornecidas para colaboradores da área comercial que conseguem atingir as metas estabelecidas se enquadram neste tipo de recompensa.
Neste caso, é importante deixar claro que metas irreais dificilmente serão perseguidas. Por isso, é fundamental que todas as metas e objetivos sejam realizáveis, já que é a expectativa de conquista que manterá o funcionário motivado.
Quem não gosta de receber feedbacks positivos? Este tipo de reconhecimento é simples e pode ser feito regularmente como forma de incentivo ao crescimento do colaborador e até mesmo da equipe como um todo. Além disso, com essa perspectiva, o feedback auxilia o colaborador a alcançar o potencial máximo e, por consequência, atingir as devidas recompensas.
Mais uma forma de reconhecer o desempenho do colaborador por meio da meritocracia na empresa é oferecer bônus, viagens e premiações para quem cumprir as metas ou apresentar alta performance. Afinal, se a cultura da sua empresa reconhece os esforços, não significa que sempre terá que aumentar o salário ou melhorar o cargo do funcionário.
Você pode reconhecer as metas batidas com um destaque do funcionário do mês com brindes, oferecer um day off, um jantar ou uma viagem com tudo pago. Basta usar a criatividade, pois as recompensas nem sempre precisam ser óbvias.
Assim como em qualquer sistema de reconhecimento, a meritocracia nas empresas, principalmente nas médias, requer alguns cuidados. Afinal, a organização precisa estar totalmente preparada para implantar este tipo de recompensa. Caso contrário, a estratégia pode ser um tiro no pé e se tornar apenas fachada para outros tipos de gratificações aplicadas, como favoritismo, politicagem, entre outras.
Para isso, é preciso deixar bem claro para cada colaborador, exatamente o que se espera dele e de seus esforços e de que maneira serão avaliados para merecer o reconhecimento. Aliás, os critérios de avaliação também precisam ser claros. Além disso é necessário ter uma boa comunicação para que tudo esteja sempre bem alinhado, bem estruturado e que todos tenham conhecimento da metodologia como um todo.
Quando você entende o que é meritocrácia e suas vantagens não há dúvidas de que a meritocracia no Brasil é um ótimo investimento para bonificação de colaboradores empenhados em trazer resultados para a organização. No entanto, precisa ser feito de maneira cuidadosa para que tenha os efeitos esperados. Com isso, o gestor irá estimular o comportamento esperado do funcionário, favorecendo uma cultura forte dentro da empresa e um crescimento gradual do negócio, alinhado com o planejamento estratégico.
Gostou do conteúdo? Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber mais artigos como este!
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]