Uma consultoria em gestão auxiliará sua organização a atingir a maturidade gerencial necessária para solucionar problemas e prosperar. Quanto maior a maturidade de uma empresa, maior a capacidade dela em planejar o futuro e ter a aptidão de desdobrar o planejamento em metas e também elaborar planos consistentes para a resolução dos problemas.
A falta de estabilidade do mercado, especialmente nos últimos anos, e a dificuldade de acesso às mesmas ferramentas que as grandes organizações possuem são os principais obstáculos. Para superá-los, muitos gestores e proprietários buscam o auxílio de uma consultoria em gestão.
A busca por uma consultoria é o primeiro passo para que seu negócio entre um caminho de verdadeiro sucesso. Neste caminho, sua empresa alcançará o nível de maturidade necessário para manter a competitividade no mercado e, com o tempo, se juntar ao grupo das grandes organizações.
Esse processo, no entanto, não acontece em um “passe de mágica”, mas é resultado de um benchmark eficaz e da vivência próxima dos consultores junto à sua organização.
Para te mostrar, no artigo de hoje apresentaremos o que é uma consultoria para empresas, como ela amadurece a gestão do negócio e quando contratar uma consultoria faz sentido para a sua organização. Acompanhe conosco!
A ideia de ter especialistas apoiando a gestão estratégica da empresa não é nova: em 1886, Arthur Dehon Little, um químico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, foi o primeiro a criar um negócio de consultoria de gestão. De lá para cá, a consultoria de gestão evoluiu e foi institucionalizada, se transformando no modelo que temos hoje disponível no mercado.
Basicamente, uma consultoria para empresas trabalha junto com o negócio com o objetivo principal de melhorar sua performance. Um grupo de consultores dedicados fornece conselhos sobre como resolver problemas e impulsionar o crescimento da empresa. Eles trabalham junto com os colaboradores da organização em diferentes setores para que o trabalho realizado seja prolongado mesmo após o fim do trabalho da consultoria.
De uma forma simples, a consultoria de gestão fornece às empresas uma profunda análise dos seus processos atuais para que recomendações sejam realizadas sobre os pontos problemáticos e um plano de ação prático seja definido e implementado. A consultoria pode ser contratada para auxiliar em um determinado momento ou projeto, ou para reestruturar as estruturas e práticas de governança do negócio.
Seja qual for o motivo da contratação, a consultoria para empresas serve como um catalisador da transformação, permitindo otimizar a conquista de resultados positivos. O resultado é uma gestão madura, com processos e práticas que poderão ser reproduzidos continuamente para impulsionar o crescimento, independentemente das externalidades.
Pense na definição de maturidade. O Dicionário Online de Português define maturidade como “o estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento”. Quando pensamos em um negócio, a definição também vale: uma empresa que atingiu a maturidade na gestão é aquela que passou por todos os estágios de desenvolvimento e chegou ao último nível.
O último nível do desenvolvimento da gestão de um negócio é aquele onde a empresa possui processos e ferramentas estruturados e eficientes, que sejam facilmente replicados por toda a organização, gerando resultados sustentáveis e exponenciais. Uma empresa madura consegue lidar com os problemas do dia a dia de uma forma mais estruturada que uma empresa que ainda apresenta baixos níveis de maturidade gerencial.
Mesmo as organizações mais bem-sucedidas às vezes não conseguem entender totalmente como o trabalho está mudando, como desenvolver sua força de trabalho interna para atingir as metas de negócios e como projetar um local de trabalho para maximizar o potencial dos seus colaboradores.
A consultoria para empresas, portanto, é adequada justamente para essas organizações que estão lutando para evoluir e alcançar um alto nível de maturidade. Uma consultoria, em geral, preenche lacunas de habilidades dentro da sua empresa. Os consultores podem focar no desenvolvimento do negócio sem ficar distraídos pela gestão das operações do dia a dia — eles fornecem uma “visão externa” da empresa, o que os permite serem muito mais objetivos.
Como os consultores trabalham com uma variedade de negócios, eles possuem um conhecimento muito mais amplo e profundo das tendências de negócios, desafios do setor e novas tecnologias e processos do que os funcionários internos. Eles oferecem a visão necessária para cortar custos e garantir maior velocidade para que a organização alcance seus objetivos de negócios.
Por meio de uma consultoria para empresas, um negócio pode:
O trabalho da consultoria para empresas é realizado junto à sua organização para que dure e seja replicado por seus funcionários mesmo após o fim do processo consultivo.
O processo consultivo envolve um investimento e dedicação contínuas — cada ciclo é adequado à realidade da empresa e trabalhado de forma que esta possa solucionar dos mais simples aos mais complexos problemas.
Para isso, a primeira atividade realizada por uma consultoria para empresas é a definição de um squad (equipe) composto pelos principais responsáveis pela implementação de melhorias na organização. Esse squad tem papel fundamental na disseminação do projeto, mas não é o único responsável, sendo apoiado por líderes e gestores em funções chave na empresa. Estes serão responsáveis pelo andamento das etapas e pelo engajamento de todos na execução.
Nesse processo, os consultores são responsáveis pelo aporte de conhecimento gerencial (fornecendo o método e a solução), por liderar o squad pelo processo e por auxiliar na priorização das iniciativas de melhoria do ano. Eles também compartilham boas práticas para solução de problemas e oferecem insights a partir da análise situacional do negócio e das tendências de mercado.
Já a empresa cliente, liderada pelo squad formado, é responsável pela aplicação da metodologia aprendida, por facilitar a implementação das mudanças, removendo obstáculos, e por engajar o time e aportar conhecimento do negócio.
Nem todas as consultorias têm o mesmo propósito. O ideal é procurar uma que se preocupe com a transferência de conhecimento. Um processo consultivo deve ter início, meio e fim. No final, sua organização deve ser capaz de replicar o que foi aprendido, ou seja, de “andar com as próprias pernas”.
Isso só poderá ser conquistado por meio de uma consultoria em gestão focada na geração de resultados sustentáveis através da capacitação do time. A consultoria focará em áreas chave para o aprimoramento do conhecimento da equipe interna, podendo atuar em distintas alavancas de geração de valor, sendo elas:
Ao somar o conhecimento adquirido nessas áreas chave, a empresa cliente será capaz de atingir a maturidade de gestão necessária para continuar prosperando no longo prazo.
Procure uma consultoria para empresas com resultados comprovados, como a Mid Falconi! Conte-nos o seu problema para possamos agendar uma conversa e mostrar o que nossa consultoria pode fazer pelo seu negócio!
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]