Você sabia que, especialmente nas médias empresas, contar com um RH estratégico pode ser uma força competitiva?
A premissa central da gestão estratégica de recursos humanos é que o desempenho organizacional de sucesso depende de um ajuste perfeito ou alinhamento entre objetivos de negócio e estratégia de recursos humanos.
O RH estratégico de fato gera valor para a organização porque está alinhado com seus objetivos e metas e contribui ativamente para que esses sejam conquistados.
Nesse sentido, o RH estratégico, diferentemente do que ocorria na abordagem de recursos humanos tradicional, integra-se sinergicamente ao negócio e participa ativamente do planejamento e decisões que envolvem as pessoas para trazer benefícios e resultados valiosos para as médias empresas. Que tal sua empresa obter essa vantagem competitiva?
RH estratégico é uma abordagem para o desenvolvimento e implementação de estratégias de recursos humanos que são integradas com estratégias de negócios e permitem que a organização atinja seus objetivos.
Em outras palavras, os objetivos de negócios são alcançados quando as práticas, procedimentos e sistemas de recursos humanos são desenvolvido e implementado com base nas necessidades organizacionais, ou seja, quando uma perspectiva estratégica para a gestão de recursos humanos é adotada.
Desta forma, é possível impulsionar o comportamento e o clima necessários para atingir os objetivos de negócio e gerar valor para a organização. Em meio à gestão de pessoas, uso de dados, análises, aplicação de políticas diversas e desenvolvimento individual dos colaboradores, o RH estratégico se tornou um grande aliado.
No livro Strategic HRM: The Key to Improved Business Performance, os pesquisadores norte-americanos Angela Baron e Michael Armstrong, mostram como o RH estratégico pode ter um impacto significativo no desempenho dos resultados financeiros da empresa. Armstrong e Baron colocam a gestão de recursos humanos no contexto de uma estratégia organizacional mais ampla e das metas de negócios.
O objetivo fundamental do RH estratégico é contribuir para tornar a organização mais inteligente, flexível e forte do que suas concorrentes, ao atrair e desenvolver as pessoas certas, com as habilidades e comportamentos adequados, nas funções corretas, aderentes à cultura e apoiadas pelos melhores líderes.
Alguns exemplos práticos do conceito de RH estratégico:
– Muito além de recrutar e selecionar profissionais para preencher uma vaga, o RH estratégico é responsável por encontrar talentos de fit ideal à cultura da organização. E o processo de onboarding torna-se muito mais do que boas-vindas ao recém-contratado, mas um acompanhamento sistemático.
– O foco no desenvolvimento e crescimento dos profissionais dentro da organização para obter melhores resultados continuamente. O RH estratégico acompanha de perto o desempenho pessoal e coletivo, além de cuidar para manter um ambiente de trabalho saudável, de clima organizacional favorável.
– Utilização de dados para nortear a gestão de pessoas. O RH estratégico analisa dados e provê maior embasamento em informações consistentes nas decisões e não apenas na intuição.
RH tradicional:
É focado nas rotinas operacionais e burocráticas, como folha de pagamento, controle de ponto, folha de pagamento, treinamentos isolados. Pode envolver processo de seleção de profissionais, pagamento de benefícios e desenvolvimento de habilidades, porém sem que essas atividades estejam alinhadas aos objetivos maiores de negócios da organização.
|
RH estratégico:
É assim que a área de RH oferece suporte proativo às metas e resultados de negócios da empresa. A função de RH não é mais apenas administrativa. Agora, ela se integra totalmente à estratégia, às políticas e às metas da empresa para a sustentabilidade de longo prazo e o suporte de uma grande cultura organizacional.
|
Após entender o que é RH estratégico, é preciso compreender sobre seus benefícios.
Quanto mais próximo estiver o alinhamento entre o RH e a estratégia geral de negócios de uma organização, melhor será a capacidade de antecipar e responder às necessidades do negócio e de manter a vantagem competitiva. Pesquisas, planejamentos e desenvolvimentos rigorosos envolvendo a cultura, comportamentos e competências da força de trabalho promovem a execução bem-sucedida da estratégia de negócios.
Assim, os principais benefícios da implementação do RH estratégico incluem:
Não há uma aplicação única de RH estratégico que proporcionará sucesso geral. As organizações devem definir sua própria jornada, de acordo com seu contexto, cultura e objetivos específicos.
Dito isso, existem algumas etapas essenciais, que podem ser trilhadas, para tornar a área de Recursos Humanos mais estratégica nas médias empresas. São elas:
O sucesso do RH estratégico está ligado à quão bem ele se alinha aos resultados de negócios da organização. Para tanto, é preciso definir objetivos e metas que colaborem com o crescimento e sucesso da organização.
Diversas ações do RH impactam nos resultados financeiros. Se a organização precisa melhorar a estrutura de custos, podemos definir uma meta de redução do turnover. Rotatividade elevada pode aumentar os gastos operacionais devido à reposição de colaboradores, com novos recrutamentos e treinamentos, por exemplo.
Alguns dos principais indicadores de RH são: turnover, absenteísmo, clima organizacional, eNPS, avaliação de desempenho. Enfim, há diversos indicadores que podem ser utilizados para que o RH estratégico defina metas alinhadas à organização.
Os dados são uma das principais ferramentas tornar o RH mais estratégico, norteando a gestão de pessoas. As decisões devem ser tomadas com maior embasamento em informações consistentes, extraídas da infinidade de dados gerados e não apenas na intuição.
Abordagens orientadas a dados, como People Analytics, por exemplo, tem uma ligação direta com o RH estratégico, pois proporciona análises valiosas para otimizar o tempo, os gastos e os processos da área de modo geral.
Os dados podem ser utilizados de inúmeras maneiras, como para traçar perfis de colaboradores de alta performance, mensurar o desempenho do próprio RH, calcular turnover, resolver problemas de absenteísmo, entre outras.
Além dos dados, a tecnologia evoluiu para que hoje o trabalho humano fosse menos braçal ou operacional, e mais inteligente. Para isso, é papel do RH estratégico identificar as ferramentas que podem otimizar a capacidade de desempenho dos funcionários e criar uma força de trabalho mais eficiente. Um mapeamento pode ser realizada com a área de tecnologia e os gestores das áreas para isso.
Por exemplo, uma das atividades que demandam mais tempo de um RH operacional é o recrutamento. Um RH estratégico investe em tecnologia para otimizar boa parte desse processo, substituindo as inúmeras trocas de e-mail, currículos em PDF e planilhas, por um software de recrutamento e seleção. Assim, evolui o processo de recrutamento e passa a ter capacidade de recrutar em larga escala e de maneira mais precisa.
Um RH estratégico também impulsiona a diversidade e a inclusão na empresa. Empresas inclusivas superam a performance daquelas que possuem um quadro de funcionários estático e pouco diverso, já tendo sido provado por diversos estudos que incentivar uma comunidade profissional diversa no ambiente de trabalho tem um impacto financeiro positivo e duradouro para a organização.
Um dos grandes papéis de um RH estratégico é manter uma comunicação próxima, clara e objetiva com os funcionários da empresa, evitando erros de alinhamento, motivação, conflitos internos, entre outros. Utilizar ferramentas de comunicação rápidas e adequadas é um primeiro passo importante nesse sentido.
A etapa final deve estabelecer um mecanismo para monitorar e avaliar o progresso de todos em direção ao cumprimento dos objetivos estratégicos. Assim, podem ser conduzidas análises estratégicas anuais ou trimestrais para esse propósito. Essas análises possuem o seguinte foco:
Há muito mais por trás de um RH estratégico. Para ser realmente estratégico, o RH deve se conectar com todas as áreas da empresa, para que suas práticas sejam alinhadas com os objetivos da organização. Quando o RH consegue fazer isso, é capaz de entregar um grande valor ao negócio.
Agora que você já sabe tudo sobre o que é RH estratégico, ficou interessado em implementá-lo? Entre em contato conosco! Temos um consultor pronto para ajudá-lo nesta jornada!
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]