Algumas palavras de ordem povoam os pensamentos dos médios empresários quando estão focados em gerar maior eficiência e sustentabilidade em seus negócios. A primeira delas, certamente, deve ser “profissionalizar”. Isto porque, diante de cenários desafiadores, é confortante saber que todos os processos da empresa são maduros e que todos os colaboradores estão capacitados a lidar com ambientes adversos.
É inimaginável dar passos evolutivos à perenidade de uma companhia sem profissionalização. Trata-se da base da construção de uma jornada sólida, crescente e de sucesso em qualquer negócio. “Para as empresas que precisam se adaptar às novas demandas do mercado, da tecnologia e da concorrência, o básico é ter as habilidades e capacidades necessárias para isso”, diz o diretor de Tecnologia e Produto da Mid, Rafael Silveira.
<<Leia também: Mid aplica metodologia Falconi para profissionalizar médias empresas>>
Para o executivo, a partir da profissionalização é que se pode vislumbrar companhias eficientes, competitivas, escaláveis e rentáveis. Sendo assim, profissionalizar a empresa como um todo deveria ser o objetivo principal de qualquer negócio, do nascimento até o patamar que se deseja alcançar.
Na prática, de acordo com Silveira, “profissionalizar uma empresa é revisar criticamente o que está dando certo e o que não está funcionando na operação”. A partir dessa análise, é preciso destacar os problemas de forma estratégica e trabalhar para que todos os recursos sejam otimizados.
Ao longo da jornada, esse trabalho resultará na construção de uma vantagem competitiva. “Isso pode incluir modernizar tecnologias, metodologias, estilos de gestão e liderança”, afirma Silveira.
<<Baixe agora: E-book sobre profissionalização explica a metodologia Falconi para médias empresas>>
A profissionalização, segundo ele, passa por práticas maduras de administração e de condução do negócio. “Estou falando de tomadas de decisão com base em análise de dados, estabelecimento de políticas transparentes, definição de processos claros e de treinamento e motivação de seus colaboradores.”
Para que a implementação proposta por Silveira seja possível, é preciso desenvolver um plano de ação que abranja quatro principais atitudes:
– Estruturar o modelo de gestão e do negócio, definindo a visão, a missão, os objetivos e as metas de longo prazo da empresa.
– Mapear, enxugar e melhorar os processos, eliminando os desperdícios e gargalos, e otimizando todas as atividades.
– Definir e desdobrar as metas, alinhando as expectativas e prioridades de todas as áreas e níveis da empresa, acompanhando os resultados com indicadores.
– Ter apoio especializado, contando com a ajuda de uma empresa ou consultoria que tenha experiência e conhecimento em profissionalização de médias empresas.
Seguir esses passos elevará o nível do trabalho de todas as equipes com impacto direto na qualidade da entrega da empresa no mercado. Ter esse avanço internamente é a garantia de uma performance eficiente que traga a perenidade que o médio empresário tanto busca em seu negócio.
Gostaria de ter ajuda especializada para profissionalizar a sua média empresa? Fale com um dos especialistas da Mid Falconi. E continue acompanhando as redes sociais da consultoria pelo Instagram e LinkedIn para mais conteúdos relevantes ao seu negócio.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]