O sucesso da média empresa está na capacidade de liderar

O sucesso da média empresa está na capacidade de liderar
Gestão
Tempo de leitura: 2 minutos
Última atualização: 01/07/2025

Para o gestor de empresas, chegar ao fim de um ciclo e lidar com resultados frustrantes não é uma situação fácil. Custos, despesas, cenário macroeconômico, escassez de mão de obra profissionalizada ou de matéria-prima… São muitos os fatores que podem surgir como obstáculos à concretização das metas estabelecidas.

O desafio maior no entendimento das possíveis causas do tropeço, porém, podem estar na liderança. O gestor soube administrar as intempéries que surgiram ao longo do trajeto? Conseguiu desdobrar as metas e executar os processos com eficiência? Manteve autocontrole e serenidade em situações extremas? Teve raciocínio lógico e rápido para momentos críticos de tomada de decisão?

Fazer uma autoanálise e responder a essas questões exigem maturidade e desprendimento para encarar, muitas vezes, uma realidade indesejada. Reconhecer que não tem sido um bom gestor é desagradável, no mínimo, mas necessário ao empresário que pretende mudar o rumo de seus negócios. “Muita gente, inocentemente, acha que, só porque é chefe, é um bom gestor. Não é bem assim”, diz o professor Vicente Falconi, fundador e membro do conselho de administração da Falconi.

<<Clique aqui e assista ao vídeo em que o professor Falconi faz esta afirmação>>

É preciso mais do que apenas o cargo de chefe para que um líder seja, de fato, um bom líder. “Ele pode até ser um gestor bem-sucedido”, afirma o professor. “Mas se aprender as técnicas de gestão, vai ser muito mais bem-sucedido.”

Neste ponto, a primeira grande dica para um empresário que quer se destacar na gestão é dominar as técnicas da boa administração. Capacitar-se, desenvolver suas habilidades, estar atualizado e aprender continuamente são tarefas primárias no exercício da liderança com excelência.

Para chegar nesse nível, no entanto, o conhecimento técnico deve estar acompanhado do autoconhecimento. No fim de 2023, durante evento da Mid Falconi sobre planejamento estratégico, o palestrante Leo Simão compartilhou a sua experiência para orientar os empresários na busca por ser um gestor melhor.

Empreendedor Endeavor, mentor, investidor e estoico, Simão afirmou que a mente não deve dominar o indivíduo. “Nós não somos a nossa mente. Nós é que devemos controlá-la”, disse. Sendo assim, é preciso entender o cenário externo com seus múltiplos fatores como estímulos para saber reagir a eles. “Grandes líderes, geralmente, são admirados por não entrar em pânico em situações desafiadoras”, observou o palestrante. “A taxa de juros, o câmbio, o cônjuge, os filhos, a empresa. Tudo isso é estímulo. Para cada um deles, existe a nossa resposta.”

Qual é a melhor resposta? No início de um novo ano, com planejamento e metas sobre a mesa, o gestor quer dar a resposta correta para chegar ao objetivo final com os resultados alcançados. Não se trata apenas dos processos da empresa e de seus colaboradores, mas na capacidade do empresário de orquestrar com maestria toda essa sinfonia.

Continue acompanhando as redes sociais da consultoria pelo Instagram e LinkedIn para mais conteúdos relevantes ao seu negócio.

Pronto para dar o próximo passo na gestão da sua empresa? Descubra como transformar boas ideias em resultados concretos. Fale com nossos especialistas.

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Analista de Conteúdo na Mid, especialista em SEO e em transformar ideias complexas em narrativas que geram impacto real. Atua há mais de 6 anos na interseção entre criatividade, estratégia e performance, criando conteúdos que ajudam líderes e empresas a crescer com clareza e propósito.

Confira Também
Fale
conosco
E transforme o futuro da sua empresa!

Preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores experientes. Estamos aqui para entender suas necessidades e oferecer soluções feitas sob medida para o seu negócio.

Clique para preencher o formulário