Na jornada das empresas, do nascimento à maturidade, um desafio que se pode esperar é o da profissionalização da equipe. Em algum momento, o gestor vai perceber que, para continuar a crescer, é preciso um redirecionamento e que isso só será possível com conhecimento embarcado e elevado nível de gestão. Mas as coisas não mudam da noite para o dia. Uma trilha deve ser explorada com disciplina para que novos níveis sejam alcançados. César Alexandre Santana, CEO da HT4 Tecnologia, empresa especializada em aluguel, manutenção e venda de sistemas de radiocomunicação, conta que chegou à conclusão de que, para avançar, precisava de ajuda especializada. “Estávamos trabalhando ao máximo e não tínhamos como fazer mais com os mesmos métodos”, afirma Santana. “Não ultrapassávamos a barreira dos R$ 6 milhões de faturamento porque o meu mindset era até ali”, diz. O ritmo e a direção da HT4 só começaram a mudar quando a empresa iniciou, junto com a Mid by Falconi, a aplicar no seu dia a dia a metodologia proposta pela consultoria de gestão da Falconi voltada às médias empresas (clique aqui e conheça o case de sucesso da HT4 com a Mid).
Não só na HT4, mas em todos os clientes, a Mid começa a jornada nas empresas pela definição e capacitação do time de gestão. Algumas figuras como o sponsor (quem direciona as estratégias e define as diretrizes), o gerente de projetos (aquele que gerencia o programa de profissionalização da companhia, engaja as pessoas e remove os obstáculos) e o multiplicador (quem executa as tarefas e realiza análises em busca de oportunidades de melhoria) estão entre as principais da equipe. O objetivo é que o capital humano, apoiado por uma metodologia e pela tecnologia, seja a prioridade no primeiro estágio da estratégia de profissionalizar a empresa.
Na companhia da liderança, os profissionais são preparados por meio do aperfeiçoamento individual, do aprimoramento das habilidades e da sofisticação dos conhecimentos técnicos de cada um. Nessa fase, entra a FRST, edtech da Falconi focada no desenvolvimento de competências-chaves que impulsionam os colaboradores e as empresas, além de auxiliar o time a colocar em prática os conceitos aprendidos. “Quando iniciamos a trilha da Mid e entramos no programa da FRST com o nosso corpo diretivo, talvez tenha sido a mudança de cultura mais rápida já percebida. A velocidade é fantástica”, afirma Marcio Camatta, CEO da Sat, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para a gestão de vale-transporte e fretados.
Com um time equalizado e mais preparado, as próximas etapas caminham para a profissionalização do sistema de gestão por meio de um alinhamento estratégico. Isso abrange desde tarefas mais operacionais até as tomadas de decisões gerenciais. É necessário que toda a empresa, em todos os seus níveis hierárquicos, esteja alinhada aos objetivos, metas e diretrizes estratégicas da companhia. Depois, é direcionar os esforços de todos ao mesmo alvo. Com a definição do trajeto a ser percorrido com poucos, porém, bons indicadores, priorizando as métricas financeiras, é possível chegar à concretização dos resultados esperados.
Profissionalizar a média empresa, no entanto, é uma jornada intensa e complexa. Com uma série de etapas e muito planejamento, a empresa só consegue alcançar seu objetivo com foco e disciplina. “A metodologia da Mid nos possibilita enxergar de onde estamos começando, para onde vamos e o que devemos fazer para ter o resultado. Ela nos mostra os caminhos, mas o trabalho é você quem executa”, conta Camatta, da Sat. Apesar dos desafios de se mudar a cultura de uma empresa e de profissionalizá-la, o executivo relata a possibilidade do alcance deste objetivo. “Mudar o mindset é um trabalho árduo que exige muita dedicação. Por isso que, para mim, [chegar a este ponto] é um resultado concreto.”
Para conhecer outras etapas da profissionalização de uma companhia, baixe o e-book “A Metodologia Falconi Para Profissionalização de Médias empresas”. Acompanhe também as redes sociais da Mid, pelo Instagram e pelo LinkedIn, para ter acesso a conteúdos relevantes ao seu negócio.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]