O que falta em sua empresa para que ela desponte no mercado? O que você busca para inovar e criar soluções que sejam revolucionárias? No meio empresarial, a necessidade de investimento em tecnologias se tornou uma espécie de mantra. Repetidamente a questão é discutida. De fato, o contexto atual nos leva a um cenário de constante transformação a partir de novidades que surgem numa velocidade jamais vista e, não acompanhar esse ritmo, pode sentenciar uma empresa a um posto de obsolescência. A dúvida já não é sobre investir ou não, mas em que investir. Com tantas possibilidades tecnológicas, como definir um alvo de investimento assertivo? Afinal, quais tipos de tecnologia são mais adequadas para uma empresa de médio porte? Os recursos devem ser destinados para quais áreas prioritariamente?
Nos mais diversos setores, as soluções que chamam a atenção no momento dizem respeito a automatização, computação em nuvem, inteligência artificial e big data. A inserção dessas tecnologias podem promover um ganho de escala impensável para tempos atrás. Isso significa que as opções que uma companhia tem para ampliar o seu negócio é extenso. Tanto para o amadurecimento interno quanto para a expansão do atendimento que oferece.
No que diz respeito a ganho de produtividade, especificamente, recursos na área de business, inteligência e tecnologia da informação proporcionam a automatização de atividades inteiramente operacionais. Imagine automatizar boa parte do trabalho considerado manual em seu negócio, como o processamento de pagamentos, o preenchimento dos mais diversos formulários e o controle de estoque? Os colaboradores encarregados dessas tarefas, por exemplo, poderão ser alocados em fluxos de trabalho considerados estratégicos.
A mobilidade de processos internos também é uma questão priorizada pelas empresas hoje em dia, uma vez que permite a redução de custos e uma melhor integração entre equipes de trabalho atuando remotamente. Isso é possível graças às tecnologias desenvolvidas nas áreas de computação em nuvem e telecomunicações. O investimento em soluções de mobilidade de gestão proporciona uma experiência dinâmica no recrutamento de profissionais em qualquer região do país ou mesmo do mundo, afinal, a distância geográfica não representa um risco de perda de eficiência operacional.
Investir em tecnologia também viabiliza o acesso a novas oportunidades de negócios, na medida em que favorece a capacidade de inovação. Isso envolve a criação de novos produtos, serviços, canais de entrega e até mesmo modelos de atuação. Alguns exemplos notáveis podem ser observados no mercado. As chamadas fintechs vêm revolucionando a forma como as pessoas e empresas contratam soluções financeiras. Companhias na área de logística, com o auxílio da tecnologia, trouxeram grandes contribuições para diversas cadeias produtivas. O mesmo se aplica à indústria, com soluções na área de inteligência artificial, produtos inovadores chegam ao mercado em uma velocidade impressionante.
Mas tudo deve começar internamente. A modernização e atualização dos processos de gestão são fundamentais para a otimização e até mesmo para o aumento da disponibilidade financeira para novos investimentos em tecnologia. Um exemplo são os sistemas de ERP (leia mais no blog da Mid by Falconi). O Enterprise Resource Planning é um software corporativo que faz a integração de diferentes setores de uma mesma empresa, o que traz um ganho significativo com os gestores obtendo uma visão global sobre o nível de sucesso das iniciativas em curso, ao mesmo tempo em que conseguem operacionalizar uma série de tarefas.
Investir em um software de CRM também pode integrar a estratégia de uma média empresa na busca por otimização de processos. Trata-se de uma ferramenta empregada para gerenciar interações com clientes e potenciais clientes. Em um fluxo de nutrição de leads, por exemplo, este recurso pode centralizar todas as informações a respeito de determinado contato, como dados cadastrais, tipo de demanda apresentada, resumo do último contato, entre inúmeras outras informações capazes de auxiliar o time de marketing em seu trabalho.
E, por fim, quando se fala de investimento em tecnologia, não se pode deixar de mencionar a computação em nuvem. Os riscos e custos associados à manutenção de um datacenter podem ser muito altos. A solução que a computação em nuvem traz contorna esses e outros problemas, como a capacidade de processamento dos servidores. Quando o limite é atingido, num sistema físico, é necessário o investimento em novos hardwares para a expansão da rede. Já na nuvem, bastaria contratar um upgrade junto ao serviço utilizado, procedimento mais simples e que envolve menores custos.
Conheça melhor a Mid by Falconi, consultoria de gestão empresarial especializada em médias empresas, e acompanhe nossas redes sociais no LinkedIn e no Instagram.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]