No dia a dia das médias empresas, não é raro observar, em seus primeiros anos de vida, crescimento rápido e consistente. E depois estagnar. Mais difícil do que crescer é sustentar o ritmo de expansão – algo natural dentro da curva de maturidade de qualquer negócio. Muitos são os entraves encontrados num determinado ponto em que o conhecimento de ontem já não vale para hoje. César Alexandre Santana, CEO da HT4 Tecnologia, empresa especializada em aluguel, manutenção e venda de sistemas de radiocomunicação, sentiu na pele esse fenômeno. “Não ultrapassávamos a barreira dos R$ 6 milhões de faturamento porque o meu mindset era até ali”, disse o empresário que, naquele momento, percebeu que precisava da mão de especialistas. “Estávamos trabalhando ao máximo e não tínhamos como fazer mais com os mesmos métodos”, afirma Santana. Foi assim que nasceu a parceria com a Mid by Falconi, uma cooperação que, em pouco mais de um ano, fez com que a empresa gaúcha, com sede em Porto Alegre, chegasse a quase R$ 9 milhões de faturamento.
Aumentar em quase 50% o faturamento pareceu excelente, mas os benefícios desse trabalho conjunto foram além dos números. Os ganhos mostram resultados principalmente no crescimento e no amadurecimento das habilidades de gestão do CEO, nos processos e na equipe de sua empresa, segundo o próprio o Santana. “Não é só sobre atingir alvos. É sobre a troca de experiências e as conversas, que são muito enriquecedoras”, afirma. Junto com o líder do projeto, André Jacob Reichelt, o CEO acompanhou a implementação de uma nova dinâmica de gestão. “Problemas de nível baixo na maturidade gerencial, carências nas áreas de administração e falta de foco claramente definido impediam o crescimento da HT4”, explica Reichelt. “Implementamos a medição dos indicadores-chave para o sucesso do negócio de locação e auxiliamos na criação de processos de manutenção preventiva, corretiva, logística, gestão do pipeline de vendas e relacionamento com o cliente.”
Atualmente, a HT4 Tecnologia já está no segundo ciclo com a Mid, fase em que o trabalho de consultoria aprofunda a avaliação e a atuação em problemas que ainda precisam de atenção. Com a medição estruturada dos indicadores chaves da organização – em que as metas definidas para esses indicadores e a governança de gestão dos dados são estabelecidas para alcançar os objetivos –, há a necessidade de perseverar no amadurecimento dessas conquistas. “Sinto alguns pontos incapazes de seguirem sozinhos. Por isso, acredito na presença da consultoria”, afirma Santana. “O consultor tem a capacidade de moldar o gestor e de nos dar insights a partir de sua conduta.”
Muita expectativa pela frente e muito a ser comemorado até aqui. Se as metas no horizonte são ambiciosas até 2026, as conquistas no retrovisor são vistas como alicerce para o caminho que a empresa pretende trilhar. “Não enxergo só o resultado financeiro. Admiro a disciplina, a medição da produtividade e de outros indicadores da empresa, a eficiência no plano de crescimento, o controle operacional, a gestão compartilhada e toda essa metodologia da Mid que mantêm a nossa união”, afirma Santana. O CEO exalta o profissionalismo e a segurança que foram trazidos ao time da HT4. “Todos esses aspectos positivos aplicados em nossa organização nos trouxeram um crescimento exponencial a curto e médio prazo”, afirmou. “Mais importante do que reconhecer tudo isso é poder continuar contando com o suporte necessário ao nosso desenvolvimento vivenciando o presente sem perder o foco no futuro”, completa o CEO.
Conheça a Mid by Falconi e saiba como a consultoria especializada em médias empresas pode ajudar a sua companhia a definir metas desafiadoras e a criar planos de ação robustos. Siga os nossos conteúdos pelo site, LinkedIn e Instagram.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]