Da mesma forma como cada pessoa busca administrar seu tempo para aumentar a produtividade, uma empresa, em complexidade e escalas bem maiores, precisa cuidar da gestão para que tenha um melhor desempenho de seus resultados.
Essa premissa está diretamente ligada à saúde e à longevidade de qualquer negócio, segundo Henrique Barbosa, responsável pela área de Produtos e Tecnologia da Mid Falconi, consultoria especializada em médias empresas. “Aumento de produtividade é o combustível para a sobrevivência e crescimento de toda empresa, inclusive de países”, afirma.
Explorar esse combustível passa por três procedimentos principais:
1 – Processos
2 – Pessoas
3 – Tecnologia
Barbosa explica que essa é a base para gerar ganhos de produtividade nas companhias de médio porte. Identificar e implementar avanços nesse tripé, no entanto, só podem acontecer a partir da gestão. “Isso ocorre porque qualquer esforço de melhoria pode ser desperdiçado caso não esteja alinhado à estratégia da empresa”, afirma o especialista.
<<Leia também: 10 ferramentas de gestão que auxiliam na produtividade organizacional>>
Neste caso, antes de colocar em prática os três itens da cartilha de boas práticas, é preciso fortalecer alguns princípios da gestão de excelência. A liderança da média empresa deve ter claro onde quer chegar e fazer com que todo o seu time saiba disso. Com a principal meta da companhia em evidência, é importante ter um bom desdobramento de alvos para que cada pessoa da empresa saiba como deve contribuir para levar toda a equipe a atingir o seu objetivo.
<<Baixe o ebook: Gestão de A a Z: Um guia para médias empresas>>
Com a estratégia bem definida e desdobrada, os pontos que requerem melhoria de produtividade ficarão mais claros. “É nesta hora que se pode começar a agir no tripé”, afirma Barbosa. Mas como? O especialista orienta:
Comece pelos resultados. Processos ruins geram resultados ruins. Então, identifique os indicadores com maior oportunidade de melhoria e avalie as disfunções do processo que geram aquele resultado. Caso não tenha como fazer essa mensuração, procure ferramentas que aumentem a eficiência desse processo ou que melhorem a qualidade do produto final. Isso vai contribuir para o alcance de alguma meta estratégica da empresa.
Observe também se o cliente está insatisfeito com o que recebe e se há empenho suficiente para a entrega do seu produto com a mais alta qualidade. Verifique se existem oportunidades na ordem de execução, nos agentes do processo ou se há redundância ou falta de alguma atividade necessária para aumentar a eficiência.
Depois, identifique quais tarefas são essenciais para a boa execução do processo e mergulhe nelas, sempre buscando entender o que pode ser alterado para melhorar a sua realização.
Profissionalizar o seu time e alocar as pessoas às posições corretas são movimentos fundamentais. A capacitação constante garante que a empresa retenha talentos e extraia o melhor deles. Trabalhe para construir um ambiente colaborativo, que permita intercâmbio de boas práticas e demonstre reconhecimento aos colaboradores por seus desempenhos.
<<Acesse o ebook: A metodologia Falconi para profissionalização de empresas médias>>
Busque dentro da empresa os processos com alta chance de digitalização. Fique atento àqueles que são repetitivos, simples demais ou que gastam muito tempo das pessoas. Do lado de fora da companhia, observe as soluções tecnológicas que são criadas constantemente.
Participe de eventos de inovação voltados ao seu setor para estar por dentro das tendências. Você não precisa dominar o assunto, mas é importante que saiba das opções disponíveis que podem ser aplicadas ao seu negócio.
Para encerrar, lembre-se de que é por meio da melhoria da produtividade que se alcança resultados que financiam e sustentam o crescimento de sua média empresa. Conte com a Mid Falconi para ajudá-lo nessa jornada.
Fale com um de nossos especialistas e acompanhe assuntos relevantes ao seu negócio pelo Instagram e LinkedIn da Mid.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]