Gestão de crise: como mitigar impactos e aproveitar oportunidades

Gestão de crise: como mitigar impactos e aproveitar oportunidades
Gestão
Tempo de leitura: 4 minutos
Última atualização: 25/09/2025

A melhor forma de transformar períodos turbulentos em oportunidade é adotar uma gestão de crise eficiente. Veja como mitigar impactos.

O coronavírus mostrou que imprevistos, antes inimagináveis, acontecem. Portanto, é melhor preparar um plano de gestão de crise do que ser pego de surpresa.

Foi exatamente isso que ocorreu com diversas empresas. Com o distanciamento social, muitas precisaram ajustar a operação às pressas para sobreviver; além disso, tiveram de rever prioridades.

Hoje, depois de muita aprendizagem, ainda vale reforçar: gestores que buscam oportunidades em meio à crise, assim, colhem melhores resultados.

Gestão de crise

Toda crise traz turbulência, mas também abre espaço para crescer. A boa notícia é que reduzir riscos e capturar oportunidades depende das escolhas da empresa e do seu time. Descubra, então, como fazer isso.

A teoria do Cisne Negro e a gestão de crise

A pandemia recolocou em pauta a teoria popularizada por Nassim Nicholas Taleb em 2007, no livro The Black Swan. Em síntese, os “eventos Cisne Negro” são raros, difíceis de prever e têm efeitos profundos.

Economistas lembram: o fato de algo nunca ter acontecido não impede que ocorra no futuro. Embora o gatilho seja imprevisível, muitas consequências são previsíveis; logo, dá para se preparar.

Veja o caso do coronavírus. Ninguém previu o surgimento do vírus. Porém, assim que o tema ganhou escala global, a Sequoia Capital publicou um relatório com medidas para mitigar impactos. O documento, por exemplo, recomendou reduzir custos e refazer previsões de caixa — ações comuns em empresas que já tinham um plano de crise.

Gestão de crise: da teoria à prática

Em novas ondas de restrição, surgem desafios relevantes — especialmente para quem passou 2020 apagando incêndios e, portanto, não estruturou um plano para o futuro. Gestão de crise significa criar um plano para atenuar efeitos negativos de qualquer Cisne Negro, independentemente do momento ou da duração.

Uma gestão eficaz, em geral, segue três etapas:

  1. Governança da crise: forme um comitê e defina o formato de trabalho. Em seguida, o comitê identifica as áreas sob maior pressão e prepara o diagnóstico para a etapa seguinte.
  2. Ações emergenciais: escolha e execute as primeiras medidas. Para isso, conduza um diagnóstico rápido e objetivo nos âmbitos financeiro, pessoas, processos e clientes.
  3. Preparação para a retomada: ajuste a empresa à nova realidade no tempo certo. Para tanto, defina métricas proativas que indiquem quando acelerar ou desacelerar cada área.

A seguir, aprofunde as ações emergenciais por frente.

1. Financeiro

Comece pelo caixa. Portanto, proteja a liquidez e antecipe riscos de queda de receita. Durante o diagnóstico, questione cada alavanca de geração de caixa, revise custos e priorize gastos essenciais.

Ao avaliar as alavancas, mantenha receitas com otimização de custos e despesas; além disso, renegocie prazos e reavalie o grau de alavancagem. Busque financiamento quando fizer sentido e, igualmente, renegocie dívidas para reduzir juros e evitar multas.

Também priorize projetos que exigem investimento. Foque, sobretudo, nos que entregam melhor ROI.

Além disso, mapeie riscos, renegocie com fornecedores, faça análises de estoque e reordene gastos. Por fim, conduza uma rotina diária de avaliação do cenário, revisão do que foi feito e definição de novas diretrizes.

2. Pessoas

Cuide do bem-estar do time e do impacto da folha no caixa. Assim, ajuste jornadas conforme a demanda, adie promoções quando necessário e reavalie reajustes. Revise benefícios e, se fizer sentido, mova pessoas para contratos temporários.

Implemente medidas de proteção. Em crises sanitárias, por exemplo, adote home office e protocolos de saúde para quem precisa estar no local de trabalho.

Além disso, reduza estresse, aumente o moral e reforce a capacitação. Monitore saúde e desempenho, inclusive em forças de trabalho móveis.

3. Operação

Mapeie os processos. Desse modo, priorize o que é crítico e elimine gargalos. Direcione corretamente recursos e pessoas para acelerar entregas.

Identifique funções-chave e garanta profissionais adequados nas atividades de maior impacto. Corte ou reduza pela metade tarefas de baixo valor (cerca de 20% dos recursos) e, ainda, automatize ou simplifique rotinas não essenciais (outros 40%).

Inclua, também, um plano para cadeia de suprimentos e revise níveis de serviço dos processos prioritários.

4. Clientes

Ajuste estratégias de vendas ao novo perfil de consumo. Além disso, reforce a imagem institucional e conecte-se ao propósito da marca perante a sociedade.

Eventos Cisne Negro mudam hábitos. Portanto, adapte linhas de produção e canais de atendimento. Revise indicadores comerciais e estabeleça pesquisas para acompanhar a “temperatura” do mercado.

Pessoas conversando sobre gestão de crise

Conclusão

A crise não precisa marcar um ponto de inflexão negativo. Pelo contrário, ela pode impulsionar melhorias. Com uma gestão de crise bem feita, você transforma percalços em oportunidades — e, logo, oportunidades em receita.

Em organizações maiores ou mais complexas, crie comitês por área e, se necessário, conte com apoio de consultoria especializada.

Quer otimizar a gestão da sua empresa? Então acompanhe o blog da Mid Falconi. Publicamos conteúdos práticos para superar obstáculos e acelerar o crescimento.

--

Pronto para dar o próximo passo na gestão da sua empresa? Descubra como transformar boas ideias em resultados concretos. Fale com nossos especialistas.

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Analista de Conteúdo na Mid, especialista em SEO e em transformar ideias complexas em narrativas que geram impacto real. Atua há mais de 6 anos na interseção entre criatividade, estratégia e performance, criando conteúdos que ajudam líderes e empresas a crescer com clareza e propósito.

Confira Também
Seja atendido
por WhatsApp
Fale
conosco
E transforme o futuro da sua empresa!

Preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores experientes. Estamos aqui para entender suas necessidades e oferecer soluções feitas sob medida para o seu negócio.

Clique para preencher o formulário