Depois de escalar e capacitar o time, de alinhar estrategicamente o planejamento e de definir as prioridades e metas da empresa para o próximo ano, é hora de antecipar os resultados. Em seu objetivo de acelerar as médias empresas do país, a Mid by Falconi investe em ferramentas que trazem celeridade e benefícios rápidos aos seus clientes com o menor esforço possível. O líder de projeto Jayme Pires explica que a etapa denominada Quick Wins existe na trilha Mid para a realização de “melhorias, correções e tratativas que possam ser implantadas de forma veloz, sem necessariamente ter apoio de uma sequência encadeada de ações”.
O que o especialista quer dizer é que a implementação de um quick win deve ser rápida, fácil, de baixo investimento e que traga um bom custo-benefício a curtíssimo prazo. “Isso não significa que os quick wins devam ser executados sem planejamento. Ao contrário. O objetivo deles deve estar totalmente conectado com o propósito do projeto”, afirma Pires. Desta forma, logo no início do planejamento do programa, a Mid trabalha com a geração de backlogs e de quick wins priorizados, ou seja, uma lista de primeiras ações com base no valor e nas necessidades do negócio com planos dinâmicos de execução para que os resultados já comecem a ser vistos e sentidos pela equipe.
<<Leia também: Entenda a proposta de valor da Mid para as médias empresas>>
“Os quick wins são fundamentais para estabelecer uma comunicação sobre ganhos rápidos já capturados, o que traz um clima positivo desde o começo da implementação da trilha Mid no cliente”, conta Pires. Por isso, cada quick win é comemorado, segundo o especialista. “O resultado é de engajamento das pessoas que, logo no início, se percebem aptas a ‘fazer acontecer’”. Nesse processo, há o levantamento de problemas e de “pequenos incêndios” com as devidas soluções e oportunidades de antecipação de ganhos. A equipe responsável por essas melhorias discute as possibilidades de resolução dos desafios com propostas de evolução na rotina e nos processos internos.
O resultado, de acordo com Pires, aparece na credibilidade imediata do projeto da Mid. “Surgem novas lideranças e há o reconhecimento de pessoas importantes ao negócio”, diz o especialista. “Delas, vem o aproveitamento de ações, melhorias e de breves projetos engavetados. Portanto, essa etapa é parte fundamental da implementação de metodologias ágeis, dada a sua capacidade de movimentação em prioridades e de ter a possibilidade real de implantação sem complexidade”. Não à toa, Jayme Pires denomina os quick wins como “pequenos potes de ouro.”
Quer conhecer outras etapas da trilha Mid com implementação da gestão para resultados? Fale com um dos especialistas da Mid by Falconi e fique por dentro de temas relevantes ao seu negócio pelo Instagram e pelo LinkedIn.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]