Na indústria, no varejo, em serviços ou em qualquer setor que esteja a média empresa, a alma do negócio está no contrato assinado, na venda finalizada e na parceria firmada. Como em uma partida de futebol, a jogada pode ser bonita, com dribles geniais e lances espetaculares, mas o que vale é o gol. No campo das negociações, é o mesmo. A finalização é o que define o resultado. Mas, para quem quer um gol que fique na memória, é preciso mais do que a bola na rede. Ter visão estratégica durante todo o processo de negociação é o que garante a conquista de fidelizar o cliente em longo prazo e de aumentar as vendas.
A chave para um caminho assertivo nos negócios está no relacionamento confiável entre as partes. E isso não se dá de um dia para o outro. Em um primeiro momento, quem vende deve reconhecer a fase em que se encontra. O seu momento é de empurrar um produto? De fechar a venda a qualquer custo por meio de descontos? De apenas tirar o pedido? De ser um consultor? Ou de ser um conselheiro confiável do cliente?
Ter autoconhecimento e domínio sobre qual é o seu próprio estágio nas negociações definem o tipo de trabalho que desempenha. Se o seu objetivo está na conclusão da venda naquele exato momento, sem visão de longo prazo, o fornecedor deve efetuar uma venda transacional. Mas no caso do vendedor, cujo interesse está na continuidade daquele contato, certamente vai trabalhar por uma venda relacional. Esta, por sua vez, está baseada em uma construção em que o fornecedor age como um consultor, alguém que entende o cliente e oferece soluções. Melhor ainda quando age como um conselheiro confiável, aquele que observa a necessidade do cliente de seu cliente e oferece soluções que equilibram custo, qualidade e informações transparentes sobre todas as variáveis envolvidas na negociação.
Na construção desse relacionamento, acontece uma equação de prioridades em que tempo, custos e qualidade são levadas em conta. Clientes mais exigentes em um mercado cada vez mais competitivo demandam mais tempo em reuniões, custos menores e mais qualidade, não só do produto, mas do atendimento, da entrega, do pós-venda e das informações. O desafio do vendedor está em equilibrar todas essas pontas para que suas negociações sejam bem-sucedidas e responsáveis por dar vida longa à relação com o seu cliente.
Muitos outros fatores podem contribuir na jornada do autoconhecimento do vendedor e na construção de uma relação de confiança entre fornecedor e cliente. Se quiser conhecê-los, assista ao webinar “Alavanque suas vendas e aprenda a fidelizar seus clientes”, organizado pela Mid. Especialistas da consultoria de gestão da Falconi voltada a médias empresas também estão à disposição para ajudar o departamento de vendas de sua companhia. Entre em contato e fique por dentro de temas relevantes ao seu negócio publicados nas redes sociais da Mid pelo Instagram e pelo LinkedIn.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]