Em um organismo complexo como o de uma média empresa, manter as equipes alinhadas às estratégias da liderança é um desafio constante. Em qualquer ramo de atividade, é necessária uma cadência harmoniosa entre todas as esferas da companhia, o que envolve pessoas e processos. Quando toda essa engrenagem está sincronizada e funcionando plenamente, o foco não sai do principal patrimônio da empresa: sua base de clientes. E é justamente para garantir a satisfação, o acompanhamento e a gestão deles que o CRM – sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente – surge como uma ferramenta importante que pode fazer toda a diferença no dia a dia do time de vendas.
Carlos Moreira, diretor comercial da área de Vendas da Mid Falconi, unidade de negócios da Falconi especializada no atendimento a médias empresas, tem experiência com plataformas diferentes de CRM e afirma que o software permite o alinhamento da estratégia comercial da empresa com a equipe de vendas, o que garante melhores resultados. “Não conseguimos gerenciar as informações em um caderno. Naturalmente, se isso acontece, somos indisciplinados e evitamos as atividades operacionais”, explica Moreira. “O CRM tem essa função mais operacional sem deixar de te ajudar a tomar decisões, a não esquecer do cliente e a fazer uma análise mais apurada dos dados.”
Com uma abordagem estratégica, que coloca o cliente no centro das operações empresariais, o sistema busca entender as necessidades e preferências dos clientes, com o objetivo de atendê-los de forma mais satisfatória e consistente em todas as interações. “Os dados em um CRM não se perdem. Todo o ciclo de vida da empresa com o cliente está ali, em dashboards, para que sejam vistos e avaliados”, diz Moreira. Ao final do dia, as atividades do software atendem à alma do negócio, fortalecendo os laços com os consumidores, aumentando sua fidelidade e satisfação.
O uso do CRM é uma via de mão dupla, com clientes felizes e empresas crescendo. Sob a ótica da gestão empresarial, a companhia que adota o sistema utiliza ferramentas tecnológicas que consolidam e gerenciam informações relevantes sobre os clientes. Os dados sobre cada um deles são detalhados e incluem o histórico de compras, preferências, interações anteriores, entre outros. Com fácil acesso a essas informações, os colaboradores têm a capacidade de fornecer um atendimento mais personalizado, identificando rapidamente as necessidades e oferecendo soluções adequadas. Além disso, os sistemas de CRM também ajudam na automatização de tarefas, acompanhamento de leads, análise de dados e na execução de campanhas de marketing direcionadas. “Você não perde a gestão e o foco”, afirma Moreira. Toda essa cadência, de acordo com o especialista, permite processos de vendas otimizados e um crescimento significativo nos resultados financeiros.
Para escolher um software, no entanto, é indicada ajuda especializada. “É importante que se tenha um parceiro para a implementação de um CRM”, diz Moreira. “Muitas vezes, um fornecedor com maior market share não se encaixa à necessidade da empresa”. Tendo o software adequado ao negócio, de acordo com a avaliação do especialista, a companhia parte para a construção “de uma base leal de clientes que, por causa do seu nível de satisfação, costuma se engajar e promover a marca.”
Quer saber mais sobre o assunto? Consulte um dos especialistas da Mid e acompanhe temas relevantes ao seu negócio nas redes sociais da consultoria de gestão pelo Instagram e LinkedIn.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]