A gestão do fluxo de caixa não é uma preocupação exclusiva das grandes empresas. Um pequeno negócio, uma companhia familiar, uma instituição religiosa, uma organização não governamental ou uma gigante multinacional, todas elas têm um fluxo e precisam de organização para manter a saúde financeira.
<<Leia mais em: Fluxo de caixa: o que é e como organizar?>>
Mais do que ter controle e capital de giro, o sucesso geral da empresa só será alcançado se o fluxo de caixa estiver priorizado como um instrumento de gestão de toda a companhia, e não somente do tesoureiro. “Os objetivos financeiros devem estar alinhados às metas estratégicas da organização, com os indicadores táticos e operacionais desdobrados para toda a equipe”, afirma a gerente de segmento da Mid Falconi, Kelvia Bomtempo.
<<Assista ao vídeo “Finanças para a média empresa: indicadores para tomada de decisão” e se aprofunde no tema>>
Já que o fluxo de caixa deve ser visto como uma ferramenta que abrange a estratégia e os grandes objetivos de toda uma empresa, os líderes devem estar atentos aos detalhes da gestão financeira em sua visão de curto, médio e de longo prazo.
Quando Kelvia destaca os indicadores táticos, a gerente de segmento aborda aqueles que dizem respeito ao monitoramento do desempenho da companhia em um horizonte de tempo mais longo e que são atribuídos ao nível gerencial da empresa.
A Geração de Caixa Operacional, o Prazo Médio de Pagamentos (PMP) e o Prazo Médio de Recebimentos (PMR) são alguns dos indicadores do fluxo de caixa que permitem que a empresa controle o seu desempenho no médio prazo. De acordo com os resultados, os gestores poderão tomar decisões estratégicas, ajustar procedimentos e corrigir os planos de ação.
A análise dos indicadores táticos junto com informações contábeis e de mercado podem ser por períodos mensais, trimestrais ou anuais e têm um foco mais amplo, considerando fatores estratégicos que afetam o fluxo de caixa em um período maior.
<<Saiba como analisar os resultados de seus indicadores com o vídeo “Finanças para a média empresa: análise de resultados financeiros”>>
Fundamentais para as análises diárias, semanais ou mensais das finanças de uma empresa, os indicadores operacionais têm um foco específico nas movimentações que acontecem no dia ou em um horizonte menor de tempo. Por definição, os indicadores operacionais estão relacionados aos processos e atribuídos à equipe operacional.
Saldo de Caixa, Aging de Contas a Receber e Eficiência na Cobrança, por exemplo, são alguns dos indicadores operacionais que têm impacto direto e imediato sobre o caixa da empresa.
A avaliação do desempenho de indicadores deste grupo permite que o time tome decisões rápidas e ajuste operações diárias para otimizar o fluxo de caixa. Além de dar clareza de como cada colaborador vai contribuir para os objetivos estratégicos da organização.
<<Para saber como fazer uma boa administração financeira da sua média empresa, assista ao vídeo com a gerente de segmento da Mid Falconi, Kelvia Bomtempo>>
“As finanças sempre estão entre os principais desafios dos gestores das médias empresas”, diz Kelvia. E existe uma razão plausível para essa realidade sentida no dia a dia dos especialistas da Mid em seus clientes. O fluxo de caixa vai muito além dos indicadores táticos e operacionais.
A complexidade de toda essa cadeia administrativa pode ser dimensionada em casos como o de empresas que têm uma boa rentabilidade e dão lucro, mas que não têm dinheiro em caixa para honrar os seus compromissos no curto prazo.
“Faça o planejamento orçamentário e estabeleça uma governança de acompanhamento dos resultados mensalmente”, aconselha Kelvia. “Mantenha um controle rigoroso do seu fluxo de caixa. Negocie prazos de pagamento com fornecedores. Tenha políticas claras de concessão de crédito para clientes e faça uma gestão eficiente do seu estoque.”
A gestão financeira é o principal desafio da sua média empresa? Fale com um dos especialistas da Mid Falconi. E continue acompanhando as redes sociais da consultoria pelo Instagram e LinkedIn para mais conteúdos relevantes ao seu negócio.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]