Você sabe qual é a relação entre cultura e estratégia no âmbito empresarial? Esse questionamento é bastante relevante, pois ambos os conceitos são fundamentais para o crescimento de diversas organizações no mercado. Isso também é válido para empresas de médio porte e de diferentes segmentos mercadológicos.
Os dois termos são tão importantes e se relacionam de tal forma que Peter Drucker, um dos mais influentes consultores administrativos do mundo, disse que “a cultura come a estratégia no café da manhã”.
Dessa maneira, não podemos ignorar a importância da cultura e da estratégia organizacionais. Por esse motivo, preparamos para você um post na qual vamos explicar sobre ambos os conceitos e como a cultura alinhada à estratégia da organização pode impulsionar os resultados das empresas. Continue com a gente.
O que é a estratégia?
Antes de detalharmos sobre a frase de Peter Drucker e explicar a relação entre cultura e estratégia é fundamental compreendermos esses dois conceitos para que possamos ter melhor entendimento sobre os temas.
A estratégia organizacional faz referência ao conjunto de ações utilizadas pelas empresas para o alcance dos objetivos de maneira eficiente e eficaz. Com isso, as organizações vão atingir as metas estabelecidas aproveitando melhor os recursos disponíveis e conquistando melhores resultados.
Desse modo, podemos dizer que as estratégias indicam os melhores caminhos para as empresas alcançarem os objetivos. Por meio das estratégias torna-se possível desenvolver ações que possam gerar resultados otimizados para as empresas.
O que é a cultura?
A cultura organizacional faz referência ao conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos praticados nas empresas. Ela serve como base e um guia para a tomada de decisões em diferentes segmentos empresariais.
Nesse contexto, para que a cultura organizacional seja efetiva é fundamental que ela seja compreendida e aplicada pelas pessoas. Isso inclui o quadro de funcionários, os gestores e outros colaboradores que exercem cargos de liderança.
Vale destacar ainda que a cultura organizacional deve transmitir ao público externo (clientes, fornecedores etc.) quais são os valores, a missão e o propósito da empresa.
Por fim, mas não menos importante, a cultura também influencia as empresas na definição das melhores formas de se relacionar com os clientes, parceiros e os fornecedores.
Por que “a cultura come a estratégia”?
Isso acontece quando a cultura organizacional não está alinhada com as estratégias nas empresas. Essa questão ocorre porque os funcionários não estarão totalmente empenhados em executar as ações propostas. A cultura da empresa predomina sobre qualquer tipo de planejamento ou tática.
Além disso, as empresas podem encontrar dificuldades no momento de tomar decisões pela falta de princípios norteadores da cultura organizacional.
Nessas situações, o conjunto de valores, a falta de missão e a ausência de propósitos podem dificultar a implementação das estratégias nas organizações, incluindo as de médio porte.
Dessa maneira, é muito importante estar atento em relação aos princípios da cultura organizacional, pois ela influencia os comportamentos e as ações cotidianas exercidas nas empresas.
Cultura e estratégia: qual a influência de ambos no resultado?
Quando bem estruturada, a cultura organizacional ajuda as empresas a manterem os melhores talentos e a terem uma imagem positiva no mercado. Com isso, os funcionários estarão mais motivados e empenhados a darem o máximo para ajudar o seu negócio a alcançar os objetivos.
Dessa maneira, os profissionais serão mais produtivos e saberão como podem gerar valor de modo a ajudar a sua empresa a crescer no mercado. A cultura organizacional ajuda também no fortalecimento da imagem da marca, contribuindo para o seu negócio ter credibilidade no mercado.
A estratégia, por sua vez, indica os melhores caminhos a serem utilizados para o alcance dos objetivos organizacionais. Ao definir as melhores estratégias, torna-se possível conquistar melhores resultados aproveitando melhor os recursos disponíveis.
Diante dessa questão, podemos dizer que as estratégias ajudam as empresas a definirem planos de ação para alcançarem melhores resultados, favorecendo o crescimento das organizações no mercado. E a cultura une as pessoas em torno de um propósito comum.
Como alinhar cultura e estratégia?
Alinhar a cultura com a estratégia organizacional é fundamental para o desenvolvimento das empresas. Boas táticas de negócios podem falhar se não forem sustentadas por uma cultura organizacional alinhada com as estratégias.
Nesse contexto, para desenvolver uma cultura aliada ao crescimento do seu negócio é importante refletir sobre alguns aspectos:
Após o diagnóstico profundo da cultura atual e definição da cultura necessária para atingir a estratégia e resultados desejados, é preciso estabelecer um plano de transformação cultural e implementar uma governança, para medir sua evolução e assegurar o processo de transformação.
Qual importância da Gestão da cultura?
Destacamos anteriormente que a cultura organizacional é um conceito abrangente e influencia diversos aspectos na empresa. Entre eles estão a visão, as crenças e a missão.
Quando utilizada de forma favorável ao crescimento das empresas, a cultura organizacional otimiza o clima interno. Além disso, torna-se possível melhorar a produtividade e assegurar mais entrosamento entre os profissionais envolvidos.
Essas questões acontecem porque os profissionais vão se sentir mais motivados e estarão empenhados a darem o máximo pelo crescimento das empresas.
Uma cultura organizacional bem definida e bem gerida será uma vantagem competitiva a longo prazo.
Algumas dimensões devem ser consideradas na gestão da cultura organizacional:
Em suma, a gestão da cultura visa unir as pessoas em torno de um propósito comum e impulsionar os resultados quando alinhada à estratégia da organização.
Gostou deste conteúdo no qual destacamos como alinhar cultura e estratégia para impulsionar os resultados das médias empresas? Conheça agora mesmo os serviços de consultoria da Mid Falconi e veja como podemos ajudar no crescimento do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]