Inovação, o idioma do Web Summit Rio

Inovação, o idioma do Web Summit Rio
Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Última atualização: 01/07/2025

Imagine vozes de todos os cantos do planeta vindas de milhares de pessoas que se esbarram de um lado para o outro num mesmo lugar. Muitos são os idiomas, os sotaques, as origens e as culturas dos 20 mil participantes que circulam pelos corredores do Riocentro no Web Summit Rio. As línguas podem não ser iguais, mas o propósito de todos é o mesmo: o de estar por dentro do que existe de mais inovador para a busca de melhores resultados. De fato, a tecnologia existe para atender a essa demanda de todas as camadas da sociedade com as mais diversas finalidades. De temas sociais e ambientais, aos voltados a organizações empresariais e com fins lucrativos, a atenção converge para o mesmo ponto: a inteligência artificial. “A minha expectativa era justamente a de ouvir muito sobre AI no Web Summit Rio, mas o que me deixa muito feliz é ver essa pauta voltada à eficiência”, conta Marina Borges, diretora-geral da Mid by Falconi.

Com um olhar atento às necessidades das médias empresas, a consultoria de gestão da Falconi especializada neste segmento participa e acompanha o evento que, pela primeira vez, acontece na América Latina. Da Europa, de onde vinha sendo realizado desde 2009, para o Brasil, no Rio de Janeiro, o Web Summit se estabeleceu como a maior conferência de tecnologia do mundo. E é compreensível a tendência natural de se associar a grandeza do evento à capacidade apenas de corporações gigantes ao redor do planeta quando, na verdade, com atitudes inovadoras de pequenos grupos, como de diversas startups que se apresentam no Riocentro, é bem possível perceber que a tecnologia deve estar na pauta de todos. Inteligência artificial, portanto, não é assunto apenas para as grandes empresas.

Mas como aplicar AI (na sigla do termo em inglês) no dia a dia de uma companhia de médio porte? Segundo a diretora-geral da Mid, não há como falar de inteligência artificial sem mencionar a estruturação de dados nas corporações. “Essa ainda é uma dor nas médias empresas. Existe muito o que se discutir sobre gerar dados para posterior uso de AI”, afirma Marina. “Do Web Summit Rio, onde muito falamos sobre inteligência artificial, vem o desafio de voltar à rotina e colocar em prática esse conhecimento passando pela coleta e pela segurança de dados.”

Para Henrique Barbosa, responsável pela área de Produto e Tecnologia da Mid, as discussões no evento alcançaram um nível de aplicação real da inteligência artificial nos negócios. “Ela aparece produtizada e acessível para a solução de problemas”, afirma o especialista. “Tivemos muitas startups trazendo produtos com AI embarcada, o que achei muito interessante porque democratiza produtos e serviços a empresas que não têm internamente times estruturados que trabalham inteligência artificial”, diz Barbosa.

Rafael Silveira, cofundador e diretor da Mid, concorda. Durante a palestra do presidente da GitHub, Thomas Dohmke, uma das afirmações foi a de que a AI vai permitir que a tecnologia esteja presente em todas as empresas. O assunto girou em torno do Copilot, uma ferramenta de programação da plataforma que completa o código iniciado por um programador. O Copilot X, versão atualizada, oferece até a possibilidade de tirar dúvidas por meio de um recurso de chat em qualquer idioma do mundo. “Estamos diante de uma transformação digital mais acelerada que é capaz de abranger todos os nossos clientes de ponta a ponta”, afirma Silveira. “Para aqueles que são do setor de tecnologia, será possível criar novas features, programar e desenvolver com mais rapidez. Já na indústria, um segmento mais tradicional, tecnologias de programação como essa podem melhorar os processos da empresa e aperfeiçoar as integrações e as estruturações de dados”, acrescenta o diretor.

Com o Web Summit Rio apresentando a inteligência artificial ao alcance de todos, os milhares de participantes do evento terão o que processar até chegarem a seus locais de origem. No que diz respeito às médias empresas, de acordo com Marina, “o desafio está em como escutar todas essas novidades, voltar para casa e escolher qual será o foco para colocar em prática.”

Pronto para dar o próximo passo na gestão da sua empresa? Descubra como transformar boas ideias em resultados concretos. Fale com nossos especialistas.

Lucas Vieira

Lucas Vieira

Analista de Conteúdo na Mid, especialista em SEO e em transformar ideias complexas em narrativas que geram impacto real. Atua há mais de 6 anos na interseção entre criatividade, estratégia e performance, criando conteúdos que ajudam líderes e empresas a crescer com clareza e propósito.

Confira Também
Fale
conosco
E transforme o futuro da sua empresa!

Preencha o formulário e fale com um dos nossos consultores experientes. Estamos aqui para entender suas necessidades e oferecer soluções feitas sob medida para o seu negócio.

Clique para preencher o formulário