O fundador e membros da diretoria de médias empresas enfrentam uma questão inevitável: como profissionalizar uma empresa para que ela siga crescendo? Planejar como as formas de trabalhar devem evoluir para enfrentar os desafios de administrar uma companhia em crescimento é fundamental para o sucesso do negócio no longo prazo.
Essa profissionalização pode abranger, por exemplo, estruturas, cultura, governança, sistemas e processos de uma empresa moderna, conforme os desafios enfrentados e os gargalos presentes em sua operação.
Hoje você vai descobrir como vencer as dificuldades mais comuns enfrentadas pelas médias empresas, além de dicas valiosas de como profissionalizar uma empresa. Acompanhe a seguir:
Em seus primeiros anos, uma média empresa enfrenta principalmente desafios externos e de mercado: ter acesso a capital, definir a estratégia certa e obter uma vantagem competitiva, por exemplo.
Como uma criança, seu primeiro imperativo é sobreviver e ganhar massa crítica — ou seja, crescer. Nesse estágio, é comum que um líder conduza a companhia com paixão e amparado especialmente em feeling e em suas habilidades pessoais. Isso ocorre ainda mais frequentemente em empresas familiares, que representam um percentual significados dos negócios de médio porte.
Mas o crescimento bem-sucedido tem um custo. Conforme o negócio cresce em tamanho e escala, torna-se cada vez mais difícil para o líder administrá-lo. Quando a organização atinge esse ponto de inflexão — sua “adolescência” —, ela deve se concentrar especialmente nas dificuldades, conflitos e desafios internos de sua operação.
As médias empresas vivenciam essas dores de maneiras diferentes. O líder, sem intencionalidade, pode estar impedindo o crescimento da companhia por já não ter tempo para tomar todas as decisões e resolver todos os desafios centralizados em suas mãos. Mais pessoas podem ser contratadas em resposta, mas de forma desordenada, o que promove o desenvolvimento de novas culturas dentro da organização.
Novos processos são definidos, mas poucos são realmente implementados. A tomada de decisões tende a ser delegada para cima, de modo que a agenda da administração fica confusa com questões operacionais.
E mais, é comum também nesse tipo de situação que a companhia apresente as seguintes dificuldades:
Sintomas como esses indicam que a companhia está sentindo as tensões do crescimento. E, para lidar com elas, será preciso descobrir como profissionalizar uma empresa.
Antes de descobrirmos mais sobre como profissionalizar uma empresa, é importante também alinharmos o que isso implica para as companhias.
De forma geral, a profissionalização é uma revisão crítica feita sobre o que está dando ou não certo atualmente e como todos os recursos podem ser otimizados e orientados para que a organização atinja seus objetivos e construa uma sólida vantagem competitiva.
Isso pode incluir modernizar tecnologias, metodologias e estilos de gestão e liderança. Ainda, tomar decisões com base na análise de mercado, margens, custos, capacidade, estratégias, etc., bem como estabelecer políticas e processos claros a serem executados por colaboradores treinados, motivados e engajados com suas metas e as metas da companhia.
Conforme as médias empresas crescem em escala e escopo, elas inevitavelmente descobrem que o sucesso futuro exigirá habilidades e capacidades que elas ainda não possuem. A profissionalização ajuda a criar uma ponte forte e poderosa para a organização sair do ponto onde está e partir com um rumo certeiro para onde ela quer chegar.
Nas empresas familiares, a profissionalização, diferentemente do que temem alguns membros da família, não tem relação com perda de controle ou da identidade do negócio. Na verdade, determinam-se seus atributos distintivos e os orienta, com a melhor estratégia, para o sucesso do negócio. Ainda, não há necessariamente um afastamento da família, mas a definição clara dos papéis e a preparação dos membros para exercê-los com ainda mais foco e excelência.
A profissionalização é um passo central para que a média empresa obtenha mais maturidade em sua gestão, desde os elementos mais básicos aos mais estratégicos, para evitar que seu crescimento ocorra de forma desordenada ou, mesmo, que seja impedido de se concretizar por falhas internas.
Portanto, estabelecer um plano de como profissionalizar uma empresa é algo intrínseco em seu processo de crescimento sustentável, ajudando a torná-la mais eficiente, competitiva, escalável e rentável.
Mesmo que a empresa não esteja enfrentando dificuldades financeiras ou mercadológicas, hoje não há setor em que não haja uma competição acirrada. E, no médio ou longo prazo, se não houver melhorias, se a empresa não inovar e se profissionalizar, dificilmente o negócio irá sobreviver ou prosperar nesse mercado. Por isso, começar um plano de como profissionalizar uma empresa, idealmente, é algo que deve acontecer ainda quando a companhia estiver em uma situação mais favorável.
Assim, será possível promover uma mudança de patamar de resultados que seja consistente e sustentável para o futuro da empresa.
Primeiramente, tenha em mente que o esforço de profissionalização deve ser sempre um meio para um fim — não um fim em si mesmo. Isso quer dizer que todas as decisões e ações devem ter uma mesma direção, alinhada aos objetivos e às metas da companhia.
Na hora de buscar formas de como profissionalizar uma empresa, algumas iniciativas são cruciais, tais como:
Conforme uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi, somente 10% das organizações consultadas afirmaram terem uma estratégia bem definida para o futuro próximo, incluindo visão, missão, objetivos e metas para o desenvolvimento da empresa negócio.
Esse é um indício de que há espaço importante para começar a descobrir como profissionalizar uma empresa. E a estruturação de seu modelo de gestão e estratégia de negócios será fundamental para isso.
De fato, ainda segundo esse levantamento, quase 20% das companhias afirmaram não ter um modelo de gestão definido. E, sem isso, dificilmente consegue-se fazer com que os funcionários orientem seu trabalho, sua criatividade e esforços em uma mesma direção, para que se atinjam os objetivos esperados.
Diferentemente do que alguns líderes ainda pensam, processos não têm a ver apenas com operação, mas também com estratégia. Assim, ao começar a estabelecer como profissionalizar uma empresa, é preciso olhar de uma nova maneira para seus processos.
Aquelas frases tradicionais como “sempre fizemos assim“, “não se mexe em time que está ganhando” e outras do gênero precisarão ficar de fora da cultura de uma empresa profissionalizada. Afinal, nessas, sempre há espaço para melhorias contínuas.
Com isso, a profissionalização passa por mapear processos, detectando variabilidades, gargalos e o que gera melhores resultados e, a partir disso, torná-los mais custo-eficientes e alinhados à estratégia da companhia.
Muitas médias empresas lidam diariamente com problemas de produtividade, sem lembrarem de que só é possível obter incrementos produtivos tendo processos bem definidos, padronizados e otimizados. E isso poderá ser alcançado com a profissionalização.
Quando não se investe na profissionalização, há o risco de a empresa, no final das contas, estar priorizando estratégias e ações de forma desintegrada, reduzindo a força de suas iniciativas e sem ter foco em seus objetivos.
Conforme a já citada pesquisa realizada pela Falconi, 76% das médias empresas não têm metas desdobradas para todas as suas áreas ou, mesmo, não têm metas estabelecidas.
Esse é um dos pontos que indicam que é preciso buscar formas de como profissionalizar uma empresa para que seus recursos e potenciais mercadológicos não sejam desperdiçados. Afinal, é por meio das metas globais e individuais que se delimitam e determinam as prioridades de crescimento e o foco esperado nos esforços de trabalho.
Vimos até aqui apenas parte do que é preciso para profissionalizar uma empresa. Esse é um trabalho complexo, porém fundamental para a perenidade da companhia e seu sucesso no mercado.
Diante disso, o mais indicado é contar com apoio especializado. Especialmente para as médias empresas, conduzir tudo isso enquanto se realiza a operação diária do negócio é algo bastante desafiador. Trocar a roda de um carro enquanto ele está andando não é algo fácil, não é mesmo?
Assim, para que a profissionalização ocorra de forma eficiente, fluida e realmente conduza a empresa para os resultados esperados e para seu crescimento, a melhor solução é contar com a expertise de uma empresa especialista no assunto, que conheça seus desafios e esteja pronta para ajudar sua organização a superá-los.
A Mid by Falconi é a empresa mais indicada para esse processo e para garantir a profissionalização com foco em resultados e na geração de valor para a companhia.
Se você ficou interessado em saber mais sobre como profissionalizar uma empresa e obter os resultados que vimos aqui, saiba que a Mid by Falconi trabalha para que médias empresas possam alcançá-los. Conheça mais sobre nossa forma de trabalhar e como podemos ajudar sua empresa a se profissionalizar e crescer.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]