O uso de novas tecnologias e de canais digitais para vender em tempos de comércio fechado foi uma das estratégias mais importantes das empresas – talvez a principal delas – para sobreviver durante a pandemia. Em um cenário de isolamento social e restrições de funcionamento das lojas tradicionais, o ambiente digital se tornou a única maneira de chegar aos clientes. O cenário de caos acelerou como nunca a transformação e a inovação das companhias, que se viram obrigadas a aderir a novos modelos de venda.
Hoje, com a vida normalizada pós-Covid, um e-commerce estruturado faz parte do dia a dia dos empreendedores. Não só para a subsistência do negócio, mas para a expansão geográfica e, obviamente, dos lucros.
A transformação também ocorreu entre os clientes. Ao experimentar uma nova forma de compra, passaram a ter um comportamento diferente. “A interação entre empresa e consumidor também mudou. As companhias precisaram reestruturar o processo de atendimento com a criação de canais digitais como chatbots, com suporte online e comunicação via redes sociais”, conta a gerente de segmento da Mid Falconi Ana Carolina Takahaschi.
Essa nova estrutura exigiu das empresas equipes de tecnologia da informação para robustecer seus canais, implementar processos de pagamento online e adotar estratégias de marketing digital. “A busca pela omnicanalidade, múltiplas plataformas onde os clientes podem interagir de forma consistente, fez com que as organizações investissem em sites, aplicativos, redes sociais e, inclusive, lojas físicas”, afirma Ana Carolina. “Proporcionar uma experiência fluida ao cliente é cada vez mais relevante.”
<<Leia também: Estratégias para alavancar as vendas>>
Oferecer agilidade, facilidade, conforto e segurança no processo de compras dos consumidores gera fidelização dos clientes. Mas este não é o único ganho. Alguns dos benefícios de se investir em omnicanalidade são:
– Alcance a um público maior, principalmente para empresas que pretendem expandir seus negócios geograficamente;
– Acesso aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana;
– Redução de custos operacionais, em relação aos canais tradicionais;
– Ganho de eficiência com a automatização de processos;
– Melhoria no atendimento ao cliente, com oferta de maior agilidade e conveniência.
Uma das vantagens de se ter várias possibilidades de atendimento aos clientes é captar melhor as características de cada um deles. A partir da coleta de informações dos consumidores, é possível criar ofertas, recomendações e comunicações personalizadas.
“A geração desses dados é importantíssima para os gestores que querem tomar decisões mais assertivas e condizentes com as mudanças nas preferências dos clientes”, diz Ana Carolina. “Com isso, os empresários podem adaptar suas promoções e estratégias de marketing.”
Definir claramente os objetivos com o atendimento digital é o primeiro passo para estruturar a omnicanalidade dentro de uma média empresa, de acordo com a gerente de segmento da Mid. “A companhia precisa saber o que ela quer alcançar com essa estratégia e o posicionamento esperado”, diz Ana Carolina.
Com os objetivos alinhados à estratégia, as etapas seguintes sugeridas pela especialista são:
– Avaliar a situação atual da empresa e identificar os pontos fortes e as melhorias que precisam ser feitas;
– Conhecer o público-alvo, o seu comportamento e as suas demandas;
– Definir os canais digitais mais relevantes aos clientes;
– Implementar infraestrutura tecnológica a partir de ferramentas e plataformas como CRM, chatbots etc.;
– Capacitar o time;
– E, por fim, fazer a gestão do desempenho dos canais digitais com métricas específicas.
Especialistas da Mid, consultoria de gestão da Falconi voltada a médias empresas, estão à disposição para ajudar o departamento de vendas de sua companhia. Entre em contato e fique por dentro de temas relevantes ao seu negócio publicados nas redes sociais da Mid pelo Instagram e pelo LinkedIn.
Para solicitações de imprensa favor entrar em contato com: [email protected]